Ciclo de Conferências do HFAR – As Lições da Pandemia
No âmbito do Ciclo de Conferências do Hospital das Forças Armadas (HFAR), realizou-se, no dia 17 de abril de 2024, a 10ª conferência desta iniciativa, subordinada ao tema, “As Lições da Pandemia”.
A conferência, moderada pelo Diretor do HFAR, Comodoro Francisco Gamito Guerreiro, decorreu nas instalações do HFAR – Polo de Lisboa, em videoconferência com o HFAR – Polo do Porto, e teve como palestrante o Professor Doutor Filipe Froes, Assistente Hospitalar Graduado de Pneumologia, especialista em Medicina Intensiva e Coordenador da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Pulido Valente – CHULN/ULSSM.
Esta sessão, grandemente enriquecida pela experiência do Prof. Froes enquanto consultor da Direção-Geral da Saúde e Membro da Task Force para a pandemia a SARS-CoV-2 e coordenador do Gabinete de Crise para a Covid-19 da Ordem dos Médicos, permitiu a partilha do conhecimento e experiência que a pandemia, que nos assolou durante 1151 dias e que provocou pelo menos 20 milhões de mortos a nível mundial, permitiu adquirir, alertando a comunidade científica para a necessidade de aproveitar estas lições e construir sistemas de saúde mais robustos.
Assim, numa análise retrospetiva, verificamos que a pandemia fomentou o avanço da ciência e do conhecimento (novas vacinas, medicina personalizada, etc.) e reforçou a importância das equipas de comunicação e do saber comunicar, alertando ainda para o impacto que estes cenários acarretam para a saúde “Não-Covid”, o surgimento do “Longo Covid” ou as resistências aos antimicrobianos.
A pandemia veio também confirmar que, se bem implementadas, as medidas de intervenção não–farmacológicas (MINF) são uma ferramenta essencial para ganhar tempo e, desta forma, permitirem que a vacinação possa fazer o seu papel insubstituível para mitigar uma pandemia deste tipo.
Um outro assunto abordado está relacionado com os perigos da desinformação e da politização do conhecimento. Mais uma vez, a pandemia relembrou-nos o valor da vida e da saúde, da ciência e do conhecimento enquanto ferramentas de bem-estar nas sociedades modernas, do papel da multidisciplinariedade do conhecimento e do trabalho em equipa, da confiança e da resiliência, do saber lidar e decidir na incerteza, da relevância da comunicação, tudo aspetos fundamentais para preparar respostas futuras.
Finda a palestra, a audiência colocou algumas questões que permitiram aprofundar a discussão sobre os tópicos abordados, tendo a conferência sido encerrada pelo Diretor do HFAR, Comodoro Francisco Gamito Guerreiro, que agradeceu a presença do Professor Doutor Filipe Froes, realçando a importância destes ciclos de conferências, enquanto espaço de reflexão e partilha de ideias, que permitem discutir assuntos diversos que contribuem para a melhoria contínua dos serviços prestados pelo HFAR.
HFAR, 23 de abril de 2024