Comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro 2024
Assinalou-se, no passado dia 12 de maio, o Dia Internacional do Enfermeiro, tendo o Hospital das Forças Armadas (HFAR) comemorado a efeméride no dia 13 de maio, reunindo todos os enfermeiros, militares e civis que servem nesta unidade hospitalar militar, nos Polos do Porto e Lisboa, assim como na Unidade de Tratamento Intensivo de Toxicodependência e Alcoolismo (UTITA), no Centro de Epidemiologia e Intervenção Preventiva (CEIP), no Centro de Medicina Aeronáutica (CMA) e no Centro de Medicina Subaquática e Hiperbárica (CMSH).
A cerimonia teve início pelas 09h00, no auditório do Polo de Lisboa, com videoconferência para o Polo do Porto, e contou com as intervenções do Diretor do HFAR, Comodoro Francisco Gamito Guerreiro e do Enfermeiro Coordenador do HFAR, Tenente-Coronel Manuel Costa Moreira, que engrandeceram as atividades com a sua presença. No decurso do evento foi homenageada a enfermeira com mais tempo de serviço no HFAR, enfermeira Mariana Reis.
Após a cerimónia, as celebrações em Lisboa decorreram em Cascais, iniciando-se com uma caminhada à beira-mar até ao farol da Guia. Na ermida do farol realizou-se uma cerimónia religiosa, proferida pelo Capelão do HFAR-PL, Coronel Joaquim Marques Martins, seguida de um almoço de confraternização, terminando o evento com a visita ao farol, onde os participantes tiveram oportunidade de explorar e conhecer a história, enquanto puderam apreciar a sua vista magnífica.
No Porto, os participantes reuniram-se no hall do edifício neoclássico, pelas 14h00, para dar início às atividades programadas: uma caminhada e/ou corrida cuja rota os levou até ao Farol de Leça da Palmeira, num cenário icónico que proporcionou uma pausa revigorante. Ali, os participantes tiveram a oportunidade de explorar o farol, apreciando tanto a história como a vista soberba que ele oferecia. O dia culminou com um apreciar do pôr do sol, num ambiente de festa, música e boa disposição.
Pelas 20h00 deram-se por encerradas oficialmente as atividades do dia Internacional do Enfermeiro no HFAR. A camaradagem e o espírito de união prevaleceram, reforçando os laços entre todos os participantes, de Lisboa ao Porto.
Este Dia Internacional do Enfermeiro ficará marcado como uma celebração e reconhecimento pelos cuidados insubstituíveis que estes profissionais disponibilizam aos doentes, missão facilitada se quando imbuída num verdadeiro espírito de equipa e com um forte sentido de camaradagem.
HFAR, 14 de maio de 2024