HFAR no Seminário de Epidemiologia do Centre d’Épidémiologie et de Santé Publique des Armées

Decorreu em Marselha, de 02 a 06 de outubro de 2023, no âmbito da iniciativa 5+5 Defesa, o Seminário de Epidemiologia do Centre d’Épidémiologie et de Santé Publique des Armées (CESPA).
A Iniciativa 5+5 Defesa surgiu em 2004, por iniciativa de França, para promover a cooperação entre os países do Mediterrâneo Ocidental, e integra 10 países (Argélia, Espanha, França, Itália, Líbia, Malta, Marrocos, Mauritânia, Portugal e
Tunísia), 5 da margem Norte do Mar Mediterrâneo e 5 da margem Sul. Esta iniciativa pretende incentivar a cooperação em diferentes vetores no âmbito da Defesa (segurança marítima, defesa aérea, participação das Forças Armadas em apoio a ações de proteção civil, educação e investigação, forças especiais e ciberdefesa). A presidência da Iniciativa 5+5 Defesa é rotativa e tem a duração de um ano, cabendo a Portugal liderar esta cooperação em 2024.
Neste evento em particular, Portugal esteve representado no CESPA através da participação da Adjunta da Chefe do Centro de Epidemiologia e Intervenção Preventiva (CEIP) do Hospital das Forças Armadas (HFAR), a MAJ MED Sara Grazina. Na sua intervenção apresentou a missão e funcionamento do CEIP, a sua articulação com as demais estruturas responsáveis pela proteção da força dentro do território nacional e o processo de aprontamento de forças para participação em missões no estrangeiro.
No decorrer do Seminário, os militares do CESPA apresentaram um caso prático de investigação de um surto de doença, nos seus diversos aspectos (identificação do surto, identificação do agente, medidas de controlo a implementar, nomeadamente controlo de vetores e medidas a melhorar para eventos futuros). Em paralelo com estas apresentações, foi facilitada a participação de todos os participantes do Seminário 5+5, na 28ª edição do Congresso Actualités
du Pharo que, este ano, foi dedicado à medicina do trabalho e no qual foram palestrantes alguns dos militares do CESPA.
A participação neste evento permitiu a aproximação de realidades distantes, unidas no objetivo comum de aprendizagem, o que permite o reforço da colaboração entre os diferentes especialistas de diversas áreas, no âmbito da medicina preventiva e investigação de surtos.

Fonte: HFAR, 17 de outubro de 2023