O Serviço de Ortopedia do Hospital das Forças Armadas – Polo de Lisboa, chefiado pelo Tenente-Coronel Médico Carlos Rodrigo Baleia, na sequência de processo de “Avaliação de Qualidade e Segurança”, a que foi submetido por “Equipa de Avaliação” da DGS, recebeu certificado para “Aplicação de Tecido Musculo-Esquelético” de Cadáver.

Desta forma, ou seja, recebendo agora a “Certificação”, o processo de requisição dos referidos tecidos, estará mais agilizado, uma vez esta certificação garantir uma autorização permanente.

O recurso ao enxerto de cadáver no tratamento de lesões (multi)ligamentares do Joelho resulta num recurso que permite uma cirurgia menos cruenta obviando a efeitos funcionais promovidos pela colheita do auto enxerto.

Acresce ainda a possibilidade de podermos recorrer à Utilização de Enxerto Ósseo em situações cirúrgicas de defeitos ósseos importantes (revisões de artroplastias e pós traumáticas).

Todos os médicos do Serviço estão autorizados a fazer uso desta solução, estando a Gestão da Qualidade de todo o processo de utilização dos tecidos em causa a cargo o Major Médico Nuno Passarinho Oliveira.