Hospital das Forças Armadas organiza Boot Camp de Urologia 2024

da European School of Urology

Decorreu no passado dia 22 de Novembro de 2024, no Campus da Saúde Militar, em Lisboa, o Boot Camp de Urologia da European School of Urology, organizado pelo Serviço de Urologia do Hospital das Forças Armadas, em colaboração com a Associação Europeia de Urologia, o Centro de Formação em Urologia da Faculdade de Medicina de Lisboa e o Serviço de Urologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, tendo o patrocínio científico do Colégio da Especialidade de Urologia da Ordem dos Médicos e da Associação Portuguesa de Urologia.
Coordenado pelo Capitão-tenente Médico Naval Tiago Oliveira, Médico Urologista do Serviço de Urologia do Hospital das Forças Armadas – Polo Lisboa, e pelos restantes Médicos do Serviço, Dr. Afonso Castro, Major Médico João Felício, Dr. Pedro Monteiro e Dr. Sérgio Pereira, o Boot Camp de Urologia da European School of Urology é um programa de formação inovador a nível mundial, com o objetivo de capacitar médicos da formação especializada em Urologia ao nível do treino de competências técnicas em procedimentos urológicos. Ao longo de um dia de treino prático intensivo, utilizando avançados modelos artificiais e o mais moderno equipamento cirúrgico urológico, são treinados vários procedimentos como a laparoscopia, a cirurgia robótica, a ressecção transuretral e a endoscopia do alto e baixo aparelho urinário.
O Boot Camp de Urologia da European School of Urology foi realizado pela primeira vez em 2018, tendo Portugal sido o primeiro país a fazê-lo, sob organização do Dr. Tiago Oliveira. Desde então, tem sido realizado com uma periodicidade anual, fornecendo competências técnicas essenciais para médicos urologistas portugueses, tornando Portugal o primeiro país a nível mundial a ter todos os seus médicos internos a iniciar a sua formação especializada em Urologia com este curso.
Em virtude do elevado sucesso do curso em causa, o mesmo tem sido disseminado por vários países europeus, constituindo atualmente o primeiro passo do programa oficial de formação prática em Urologia da Associação Europeia de Urologia e sido responsável pela formação de mais de 380 médicos internos de 12 países diferentes.

HFAR, 14 de janeiro de 2025