Dia Internacional do Enfermeiro no HFAR
O Hospital das Forças Armadas (HFAR) realizou, no dia 12 de maio de 2023, a comemoração do Dia Internacional do Enfermeiro, que se celebra nesta data, em homenagem a Florence Nightingale, nascida em Florença, Itália, a 12 de maio de
1820, considerada a pioneira da enfermagem moderna, tendo-se destacado no tratamento de feridos na Guerra da Crimeia (1853-1856).
No Polo do Porto, o dia foi comemorado com a realização de uma palestra no Salão Nobre, subordinada ao tema “Os contributos da enfermagem militar para a evolução da profissão em geral / S. João de Deus, os hospitais militares na modernidade e a enfermagem”, na qual participaram o Major Enf.º António Moreira, o Enf.º Leonel Fernandes, em representação da Sr.ª Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, o Professor Doutor Carlos Subtil, Presidente da Sociedade Portuguesa de História da Enfermagem, tendo a mesma sido moderada pelo Professor Doutor Vasco Manuel da Silva Neves, distinto enfermeiro desta instituição.
No âmbito desta comemoração, foram homenageados todos os enfermeiros que trabalharam neste hospital, sendo entregue uma lembrança alusiva ao dia a alguns enfermeiros presentes, sendo ainda apresentado um memorial, usando a imagem da árvore da vida, intitulado “A árvore da Família da Enfermagem do Hospital Militar D. Pedro V”, onde, de forma aleatória, estão os seus nomes, distribuídos pelos seus ramos em substituição das suas folhas. “Monumento” para memória futura, com o lema “Da raiz que nos une, ao tronco que sustenta a arte e a devoção do cuidar”.
Houve ainda espaço para lançar um desafio solidário, com o objetivo de fazer uma “ponte” e interligar na enfermagem o presente, o HFAR-Polo do Porto com as origens geográficas da enfermagem moderna, terminando com a realização de um lanche comemorativo no jardim central do edifício neoclássico.
No Polo de Lisboa, o dia foi celebrado com música, pela Banda da Força Aérea, em frente ao edifício principal do Polo de Lisboa e onde estiveram presentes um número significativo de profissionais de saúde do hospital e de utentes que se encontravam nas instalações.
O serviço de Psiquiatria do HFAR organizou um conjunto de atividades com o propósito de homenagear os enfermeiros que trabalham na instituição e divulgar algumas ferramentas desenvolvidas no contexto de psiquiatria, mas que podem ser utilizadas por qualquer pessoa, contribuindo para o seu bem-estar em geral e para a sua saúde mental em particular.
Os temas escolhidos foram o “Relaxamento”, a “Musicoterapia” e a “Arteterapia”, que decorreram, de forma simultânea, em três espaço físicos diferentes, repetidas em duas sessões, com cerca de 45 minutos cada uma, e que contou com várias dezenas de participantes.
No Hospital das Forças Armadas homenageamos todos os enfermeiros e relembramos a sua importância na prestação de cuidados de saúde à população, em particular aos enfermeiros militares e civis que servem este hospital e que se constituem como um pilar fundamental para qualquer instituição de saúde, pelo que merecem ser lembrados e valorizados.
Fonte: HFAR, 12 maio de 2023