Reuniões Hospitalares do HFAR

Unidade de Tratamento Intensivo de Toxicodependência e Alcoolismo

O Hospital das Forças Armadas (HFAR) realizou, no passado dia 30 de outubro de 2025, no auditório do HFAR no Polo de Lisboa, com videoconferência simultânea para o Polo do Porto, uma nova edição das Reuniões Hospitalares do HFAR, subordinada à Unidade de Tratamento Intensivo de Toxicodependência e Alcoolismo (UTITA).

A sessão foi moderada pelo Diretor Clínico do HFAR, Coronel Médico Luís Tátá e contou com a participação do Diretora da UTITA, Capitão-de-mar-e-guerra Médica Naval Andreia Mamede.

A UTITA é uma unidade especializada na reabilitação de comportamentos aditivos e dependências e encontra-se ao serviço da família militar e da sociedade civil, disponível para colaborar com todas as unidades, estabelecimentos e órgãos dos três ramos das Forças Armadas.

Esta subunidade do HFAR assegura o tratamento de reabilitação biopsicossocial dos militares, com dependência de substâncias ou outros comportamentos aditivos, em regime ambulatório ou residencial intensivo gerido medicamente, apoiando as unidades, estabelecimentos e órgãos militares, na implementação do programa de prevenção e combate à droga e alcoolismo das Forças Armadas. Para tal desiderato, a UTITA colabora em atividades de sensibilização e divulgação, na sua área específica, nas escolas e centros de formação das Forças Armadas, promovendo a formação e treino de militares como técnicos para funções na área de aconselhamento no âmbito do tratamento dos comportamentos aditivos e dependências, propondo, promovendo e participando em programas de investigação e desenvolvimento, bem como acordos e protocolos na sua área de atividade.

Nesta sessão, os presentes ficaram a conhecer as infraestruturas da unidade, que se situa na Base Naval de Lisboa, a sua missão, as suas áreas de intervenção para com os militares e civis, bem como o procedimento de referenciação em vigor.

Foi também apresentada a atividade da UTITA, tanto na área clinica como formativa, quais os seus recursos humanos e materiais, assim como alguns dados estatísticos da sua ação dos últimos anos, finalizando-se a apresentação com alguns projetos futuros.

Após a apresentação foi aberta a possibilidade aos presentes de participarem num breve período de discussão, tendo a sessão sido encerrada pelo Diretor do HFAR, Brigadeiro-General José Monge, que destacou o investimento do HFAR no papel e importância da UTITA para as Forças Armadas e para a sociedade civil.

HFAR, 30 de outubro de 2025