HFAR IMPLEMENTA SISTEMA AIcare

O Hospital das Forças Armadas (HFAR) implementou o sistema AIcare, um sistema unificado de comunicações orientado para a recolha, registo e tratamento de informação através de uma solução de Voicebot (assistente de comunicação automatizado que utiliza a inteligência artificial (AI) para permitir a interação a partir da fala).

Ao ligar para a central telefónica do HFAR será atendido por este novo sistema, cofinanciado pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento e pelo COMPETE 2020 (05-5762-FSE-000189 | AIcare), que recorre a técnicas de inteligência artificial, o que permitirá reduzir a percentagem de chamadas perdidas ou, caso não consiga dar resposta à questão que deu origem à chamada, recolher a informação necessária para que posteriormente o utente seja contactado, permitindo dar resposta à sua solicitação.

Com esta tecnologia pretende-se entender a linguagem utilizada pelo utente, compreender a sua intenção e dar-lhe uma resposta sem longos tempos de espera. Esta solução, que ambiciona ser uma revolução no atendimento, tentará diminuir o tempo despendido pelo utente ao telefone para resolver questões, como a impossibilidade de comparência a uma marcação ou encaminhamento da chamada para um serviço.

O AIcare foi ainda complementado com um novo um canal digital de comunicação complementar, o Chatbot (software capaz de manter uma conversa com um usuário humano em linguagem natural, por meio de aplicativos de mensagens), que oferece uma alternativa ao contacto telefónico sempre que aceder ao sítio do HFAR na internet (www.hfar.pt).

Fonte: HFAR, 21 de julho de 2023