HFAR TEM NOVOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO
COM O UTENTE
O Hospital das Forças Armadas (HFAR) implementou, através do projeto “MilitarCare 2020”, um novo modelo de relacionamento com os seus utentes, com foco na prestação de cuidados de saúde de melhor qualidade.
Este projeto, que teve início em 2019, com a candidatura, através do Estado- Maior-General das Forças Armadas, ao cofinanciamento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e pelo COMPETE 2020, foi agora concluído, permitindo disponibilizar aos utentes do HFAR os seguintes canais de comunicação:
APP e Portal do utente MyHFAR
Através do site do HFAR (www.hfar.pt) ou diretamente através da aplicação (APP) para telemóveis, o utente pode efetuar pedidos de agendamento, remarcação, cancelamento de consultas, alertas para os atos agendados, integração dos agendamentos com o calendário, ver o histórico de atos realizados, obter declarações de presença, acesso a dados clínicos (análises clínicas, relatórios de imagiologia, entre outros), informações gerais, notícias do HFAR, acesso a faturas, pedidos de contacto e atualização dos seus dados pessoais.
Formulários online no portal do HFAR
Através do site do HFAR, o utente pode comunicar com o hospital através do preenchimento de formulários online que integram automaticamente na gestão de pedidos, o que garante uma resposta integral a todas as solicitações.
Navegação do utente no HFAR, entre e dentro dos edifícios
Através do site do HFAR ou através da APP é possível procurar os locais onde se pretende dirigir, do ponto onde se encontra até ao destino final, com a opção de apresentar o itinerário apropriado para utentes com mobilidade reduzida, encaminhando pelo melhor trajeto através de rampas e elevadores.
Desmaterialização das assinaturas dos documentos
Com vista a uma solução mais ecológica e atual, o HFAR pretende eliminar as assinaturas em papel, através da desmaterialização destas, com recurso à sua recolha, através de signing-PADs, do Cartão de Cidadão ou Chave-Móvel-Digital. Esta solução permitirá uma maior agilidade na partilha dos documentos com o utente através de canais digitais, como a APP e Portal.
O projeto “MilitarCare2020” tem como objetivos principais a garantia do acesso equitativo e universal a cuidados de saúde por parte dos cidadãos, bem como a mitigação dos constrangimentos associados à existência de assimetrias regionais, essencialmente ao nível da necessidade de deslocação do utente ao HFAR.
Fonte: HFAR, 12 de julho de 2023