
O Hospital das Forças Armadas realizou nos dias 8, 9 e 10 de janeiro, no Polo do Porto do Hospital das Forças Armadas, ao abrigo do protocolo de cooperação de ensino com a Posgrado em Odontologia/Universidade Católica San Antonio de Murcia, o Módulo 10 – Cirurgia Guiada, da 3.ª Edição do Master de Cirurgia Oral, Implantes e Periodontologia.
A cirurgia guiada, técnica realizada pela primeira vez no Hospital das Forças Armadas – Polo do Porto (HFAR-PP), oferece ao paciente um tratamento mais seguro, preciso e confortável, permitindo a colocação do implante planeado previamente, reduzindo o risco de erros e respeitando as estruturas anatómicas. Como resultado, a cirurgia é menos invasiva, com menos dor, menos edema e com recuperação mais rápida. Além disso, esta técnica aumenta a previsibilidade do resultado final, tanto funcional como estético, transmitindo uma maior confiança e tranquilidade ao paciente.
Foram três dias intensos de aprendizagem, integrando aulas teóricas, sessões práticas e a realização de cirurgia de implantes a utentes do Serviço de Estomatologia e Medicina Dentária do Polo do Porto do Hospital das Forças Armadas. A componente teórica e prática abrangente, lecionada pelos elementos do corpo docente, abordou todo o fluxo da cirurgia guiada, desde o planeamento cirúrgico até à impressão 3D das guias.
Como resultado do trabalho desenvolvido neste módulo foram colocados 20 implantes através de cirurgia guiada e 12 implantes em cirurgia convencional, refletindo a elevada componente prática e a qualidade da formação ministrada.
Fonte: HFAR, 15 de janeiro de 2026







