Reuniões Hospitalares do HFAR

Centro de Epidemiologia e Intervenção Preventiva e Unidade Militar de Toxicologia

O Hospital das Forças Armadas (HFAR) realizou, no passado dia 02 de outubro de 2025, uma nova edição das Reuniões Hospitalares do HFAR.
Este evento, que decorreu nos auditórios do HFAR nos Polos de Lisboa e do Porto, com videoconferência simultânea, foi moderado pelo Diretor Clínico do HFAR, Coronel Médico Luís Tátá, e foi dedicado ao Centro de Epidemiologia e Intervenção Preventiva (CEIP) e Unidade Militar de Toxicologia (UMT) do Hospital das Forças Armadas.
A CMG MN Rita Fernandes, diretora do CEIP, apresentou o centro, que tem como missão garantir o estado de prontidão sanitário do combatente antes, durante e após as missões, através da implementação de medidas de carácter epidemiológico e preventivo, dando a conhecer aos presentes, as competências, a estrutura e os recursos humanos, assim como a atividade desenvolvida, os projetos e a atividade científica e formativa.
A TCOR FARM Vânia Tira-Picos, diretora da UMT, apresentou detalhadamente como a UMT realiza todo o processo de análise de substâncias psicoativas de uso ilícito.
A UMT tem um papel relevante na realização de análises toxicológicas de rastreio para a prevenção do consumo de substâncias ilícitas e de álcool nas Forças Armadas, na participação em programas externos de avaliação da qualidade, na colaboração, como laboratório de referência, com outras entidades, bem como na participação em programas de investigação e desenvolvimento da sua área de atividade.
Após as apresentações foi aberta a possibilidade aos presentes de participarem num breve período de discussão, tendo a sessão sido encerrada pelo Diretor do HFAR, BGEN José Monge, que reforçou a importância de todos os serviços prestados pelo Hospital das Forças Armadas, especificamente o CEIP e a UMT, sendo que são mais ou menos visíveis, mas todos vitais para os utentes do HFAR.

HFAR, 03 de outubro de 2025