
Reuniões Hospitalares do HFAR
Direção de Saúde Militar
Direção de Saúde Militar

O Hospital das Forças Armadas (HFAR) realizou, no dia 13 de novembro de 2025, no auditório do HFAR no Polo de Lisboa, com videoconferência simultânea para o Polo do Porto, uma nova edição das Reuniões Hospitalares do HFAR, que teve como palestrante convidado o Diretor de Saúde Militar, Major-General Pedro Reis.
A sessão foi moderada pelo Diretor Clínico do HFAR, Coronel Médico Luís Tátá, tendo como tema o Sistema de Saúde Militar (SSM) e a Direção de Saúde Militar (DIRSAM).
Os presentes ficaram a conhecer melhor estas estruturas do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), o seu enquadramento jurídico, os seus recursos e a sua atividade. Para além disso, foi dada a conhecer a Diretiva Estratégica do EMGFA e Diretiva Estratégica Setorial da DIRSAM, assim como, os projetos e desafios, presentes e futuros.
Após a apresentação foi aberta a possibilidade aos presentes de participarem num breve período de discussão, tendo a sessão sido encerrada pelo Diretor do HFAR, Brigadeiro-General José Monge, que agradeceu ao Diretor de Saúde Militar a disponibilidade demostrada para aprofundar o conhecimento sobre o SSM e a DIRSAM.
A Direção de Saúde Militar tem por missão assegurar o apoio à decisão do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) no âmbito da saúde militar e garante a execução da visão estratégica emanada, nomeadamente a definição dos recursos, capacidades e competências adequadas, exercendo a autoridade técnica e funcional sobre os órgãos de saúde militar e direções de saúde dos ramos, supervisionando o funcionamento de todo o Sistema de Saúde Militar, garantindo ainda a gestão centralizada do pessoal de saúde que seja colocado sob responsabilidade do EMGFA.
HFAR, 13 novembro de 2025