A Unidade de Tratamento Intensivo de Toxicodependência e Alcoolismo (UTITA) do Hospital das Forças Armadas (HFAR) mantém como foco principal a contínua melhoria da prestação de cuidados clínicos no âmbito da adição. No entanto, a ocorrência de eventos que ponham em causa a sobrevivência dos utentes não pode nem deve ser esquecida.

O Curso de Suporte Básico de Vida com o módulo de Desfibrilhação Automática para não médicos, realizado na UTITA, no dia 2 de maio 2022, visou dotar a Guarnição de uma ferramenta essencial que permita elevar a qualidade da resposta a situações emergentes.

Conhecer as manobras de Suporte Básico de Vida com utilização de um Desfibrilhador Automático Externo para utilização em vítimas em paragem cardiorrespiratória é um ato essencial no primeiro auxílio a uma vítima até à chegada de ajuda diferenciada.

Temos assim uma UTITA mais segura e mais interventiva, com recursos humanos mais conhecedores e com mais competências, no sentido de melhorar significativamente a cadeia de sobrevivência e o cumprimento da nossa Missão.

Um agradecimento especial à equipa de Oficiais formadores da Unidade de Ensino, Formação e Investigação da Saúde Militar (UEFISM), que se deslocaram à nossa Unidade e nos presentearam com brio e profissionalismo ao longo de toda a formação.

Fonte: HFAR